Algo sobre mapa conceitual
Vamos aprender um pouco sobre o gênero mapa conceitual com uma abordagem teórica curta e consistente. Para isso usarei citações de alguns autores que ampliarão nosso conhecimento: J. D. Novak, D. B. Gowin e J. N. Souza.
Pode-se dizer que um mapa conceitual é um recurso esquemático para representar um conjunto de significados conceituais incluídos numa estrutura de proposições. A construção de um mapa conceitual é feita geralmente a partir de uma pergunta de partida. Os mapas conceituais como ferramentas pedagógicas estão especialmente aptos a demonstrarem as relações existentes entre conceitos, demonstrando igualmente as relações entre causas e efeitos de determinadas ações e acontecimentos.
Inúmeras funções podem desempenhar os mapas conceituais. Por exemplo, ser utilizados para esclarecer ou descrever as ideias que as pessoas têm sobre um determinado assunto. Eles são representações gráficas de conceitos, semelhantes a diagramas, em um domínio específico de conhecimento, construídos de tal forma que os relacionamentos entre os conceitos são notáveis. Ou seja, eles representam conceitos e suas ligações (relacionamentos) na forma de um mapa, onde os nós são os conceitos e os links entre dois nós os relacionamentos entre os conceitos.
Vamos observar isso na prática: um mapa conceitual sobre o próprio gênero, produzido por Juliana Souza Nunes.
https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_28_1389979097.pdf
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