Carência afetiva e necessidade de autoafirmação nas redes sociais
Texto para reflexão e formação de opinião. Boa leitura!
Somos seres gregários e nos realizamos nos relacionamentos interpessoais que nos vallidam através do olhar do outro. No entanto, o que percebo nas redes sociais é uma necessidade premente e constante de autoafirmação, onde percebe-se o movimento de convencer o outro do que ainda não estamos convencidos em nós mesmos. Em outras palavras, as redes sociais funcionam como um grande termômetro da insatisfação e insegurança das pessoas consigo mesmas.
Isto é comprovado pelo simples raciocínio de que se não conseguimos nos satisfazer em um nível mais profundo, necessariamente precisamos buscar isto fora. É fato que não somos e nunca fomos autossuficientes, portanto, não podemos satisfazer sozinhos as nossas próprias necessidades. Precisamos do outro; é do humano.
Mas na internet existe uma caricaturização, uma exacerbação do nosso narcisismo. Sendo assim, as redes sociais 'caíram como uma luva' para a insatisfação humana e necessidade fundamental do olhar de aprovação do outro enquanto sujeito que ne- cessita ser valorado e reconhecido, causando um aprisionamento desta necessidade constante de criar muitas vezes uma perso- nalidade fictícia, uma realidade muitas vezes mascarada para satisfazermos as nossas fantasias e necessidades profundas.
[...]
Fonte:
DE ARAGÃO, Soraya Rodrigues. Carência afetiva e necessidade de autoafirmação nas redes socials.
Disponível em: www.psiconlinews. com/2015/08/carencia-afetiva-e- necessidade-de-autoafirmacao-nas-redes- socials.html.
Comentários
Postar um comentário