Algo sobre Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é considerado um texto regulador, pois representa um conjunto de regras que regulamentam a vida em sociedade. É um dos documentos mais traduzidos no mundo - em mais de 500 idiomas e dialetos - sendo acessível a todos.
A DUDH está estruturada em um preâmbulo e 30 artigos que tratam de questões como liberdade, igualdade, dignidade, alimentação, moradia, ensino, entre outras. A palavra "Universal" refere-se à extensão do documento e das propostas nele firmadas, ou seja, define quais direitos são direcionados a todos os seres humanos, independente de nação, credo, classe social, gênero ou etnia, e devem ser acatados por todos os povos e nações.
Ali, algumas palavras e expressões são empregadas de maneira recorrente, estabelecendo uma relação de codependência entre si:
* direito: aquilo que dentro das normas de uma sociedade, é garantido ao cidadão; autorização legal para a realização de
uma ação.
* igualdade: condições iguais entre os membros de uma mesma sociedade.
* dignidade: integridade moral, modo de agir de forma coerente e respeitosa.
* respeito: consideração demonstrada por uma pessoa ou por alguma coisa.
* liberdade: autonomia para agir, possibilidade de decidir.
* tolerância: tendência a admitir modos de pensar de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados, políticos ou religiosos.
Apesar de a DUDH ter mais de 70 anos de existência, nem todos os direitos previstos nesse documento são cumpridos porque ainda há pessoas no mundo que tem seus direitos violados de forma frequente e incisiva.
Comentários
Postar um comentário