Explicando o anúncio publicitário


O anúncio publicitário é um texto que tem o objetivo de influenciar o comportamento de quem o lê. Para tanto, explora os valores e as emoções desse interlocutor, por meio da linguagem e dos estímulos visuais.
Tem linguagem breve, clara e direta, emprega a variedade padrão, e estabelece comunicação imediata.
O objetivo do anúncio é convencer o interlocutor a consumir determinado produto, serviço, ou até mesmo uma ideia ou comportamento.
O anunciante produz o texto publicitário geralmente para o consumidor ou público-alvo, usando argumentos e apelando às emoções para convencer o leitor.
Em geral, nos anúncios publicitários, há o emprego de verbos no imperativo. O modo imperativo incita o interlocutor a tomar a atitude indicada.
Os elementos de um anúncio publicitário são:
• A identificação do produto ou logomarca, que funciona como assinatura do anunciante.
• o slogan, que é uma frase que define o produto ou uma marca que sempre acompanha seu nome.
• A imagem, que pode ser um desenho uma montagem uma fotografia, cujo objetivo é atrair e envolver o consumidor.
• o corpo de texto, que desenvolve a ideia sugerida pelo slogan com frases curtas e objetivas.

Fonte: SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redação. São Paulo: Moderna, 2012. 4a. Ed.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo para você confeccionar o seu cordel impresso em forma de livreto

¿Por qué los brasileños deben aprender español?

Leitura de crônica: Não nos deixeis cair em tentação, de Moacyr Scliar